[Mini-Post] INSS: Hoje você paga, amanhã você não recebe.

No post anterior falei sobre as pirâmides financeiras que têm assombrado a economia popular brasileira. O mini-post de hoje também  apresenta um esquema insustentável do qual, infelizmente, não podemos fugir. O fato é que, qualquer um que esteja preocupado em ter uma aposentadoria tranquila, deve saber que não pode contar exclusivamente com a previdência pública do INSS. O rombo nas contas da previdência está atingindo níveis históricos e todo o valor arrecadado com as contribuições é exclusivamente utilizado para pagar os atuais beneficiários (e ainda não é o suficiente). Ou seja, não há acumulação de poupança nem agregação de valor no sistema atual. O benefício dos contribuintes de hoje depende da entrada de novos contribuintes amanhã, exatamente como em um esquema de pirâmide. A tendência então, é que o valor do teto do benefício se aproxime cada vez mais do salário mínimo, processo que já vem ocorrendo ao longo dos últimos anos, conforme o gráfico abaixo.

Previdencia-do-INSS-teto

Isso significa que deveríamos deixar de pagar a nossa contribuição? Não, o INSS ainda é importante pois os prazos de carência para recebimento de diversos dos benefícios é pequeno, até mesmo inexistente em alguns casos. Portanto, se a sua contribuição não é descontada automaticamente, recomendo que continue efetuando os pagamentos, afinal, segurança nunca é demais.

E se eu quiser uma aposentadoria mais confortável, sem depender do futuro incerto do INSS? Nesse caso, deve-se procurar um plano de previdência privada, ou você mesmo pode montar um plano particular de previdência através dos produtos de investimento disponíveis no mercado. As vantagens e desvantagens de cada uma destas abordagens ficam para um próximo post.

Anúncios

Escreva seu comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s